Laçamento de Livros
Dia 08/11/2017 às 18:30h
O ARQUIVO E O LUGAR: CUSTÓDIA ARQUIVÍSTICA E A RESPONSABILIDADE PELA PROTEÇÃO AOS ARQUIVOS.
Autora: Margareth da Silva, professora do Departamento de Ciência da Informação da UFF.
Resumo: O contínuo e progressivo uso de sistemas informatizados no âmbito da gestão administrativa acabou por colocar a custódia no âmago das questões centrais da prática arquivística, fazendo com que se dividissem as opiniões quanto à necessidade de providenciar um espaço específico, apartado do lugar em que foram produzidos, para os documentos considerados de guarda definitiva. O livro examina os conceitos de arquivo e custódia, e contribui para enriquecer o ensino e a pesquisa em arquivologia.
Dia 08/11/2017 às 18:30h
MEMÓRIA – INTERFACES NO CAMPO DA INFORMAÇÃO
Autoras: Eliane Braga de Oliveira e Georgete Medleg Rodrigues
Resumo: Na contemporaneidade, discute-se cada vez mais o papel e o lugar da memória, considerando-se, sobretudo, o privilégio da rapidez, da eficácia e da eficiência da informação, ao mesmo tempo em que se constata a célere obsolescência dos meios tecnológicos para a sua disseminação. Nesse contexto, surgem também reflexões sobre o papel das instituições ou, mais popularmente, dos “lugares de memória”. Assim, arquivos, museus, centros de documentação, bibliotecas e espaços virtuais atuam na constituição, sedimentação e disseminação dessa memória. Outra vertente dessas reflexões reside na discussão sobre a possibilidade de autonomia dos indivíduos e grupos sociais organizados na construção e elaboração de suas memórias. No entanto, numa sociedade pautada pelo efêmero e pela fluidez – a modernidade “líquida” segundo Zygmunt Bauman –, as experiências passadas tendem a se tornar pouco relevantes, e a função social da memória parece ser útil apenas para o atendimento de necessidades imediatas. Isso pode nos levar a uma situação ambígua, na qual caberia à Ciência da Informação atender às demandas de uma sociedade que valoriza o efêmero e a velocidade, em detrimento da permanência e da construção de uma memória social. Com o objetivo de contribuir para esse debate, esta coletânea reúne textos de pesquisadores de universidades do Brasil, da Espanha e de Portugal que têm refletido sobre o tema da memória, na perspectiva da Ciência da Informação e nos diálogos com outras disciplinas.
Dia 09/11/2017 às 18:30h
ARQUIVOS PESSOAIS: UM NOVO CAMPO PROFISSIONAL: LEITURAS, REFLEXÕES E RECONSIDERAÇÕES
Autor: Richard J. Cox
Aborda debates sobre o colecionismo, sobre a gestão de documentos pessoais, sobre documentos digitais em arquivos pessoais, sobre a função das bibliotecas norte-americanas na custódia de arquivos pessoais.
Realização:
Apoio: